Tudo que se mede tende a melhorar
- Gil Garcia
- 7 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
Um antigo ditado caipira diz que "o olho do dono engorda o porco". De uma maneira bastante simples e sábia, esse ditado lembra que o foco e a observação minuciosa podem mitigar falhas, criar uma atuação mais eficaz e aumentar a produtividade. Fique de olho!

Medir significa observar, acompanhar e também mensurar. Esses são passos para que possamos entender intimamente o funcionamento de uma atividade e estabelecer uma relação de causa e efeito para atingir os objetivos desejados.
Indicadores fornecem a visão que a empresa necessita para enxergar seus processos e alinhá-los aos objetivos.
O primeiro passo para criar melhoria em um processo é conhecer onde se está pisando. Sem mapear o território fica difícil saber quais as possibilidades e quais recursos estão disponíveis. Uma vez mapeado, podemos usar indicadores de desempenho para medir tendências. Pode-se medir a quantidade de clientes, a quantidade de produtos, de fornecedores, de tempo de produção, de estoque, etc. Hoje em dia tudo pode ser medido. Veja o exemplo de esportes de alto desempenho, onde desde atletas profissionais até corredores de fim de semana, todos usam aplicativos para obter métricas de eficiência e posterior tomada de decisões.
Inicialmente pode ser pouco agradável o processo de medir algo que não tem o desempenho desejado, mas é etapa fundamental encarar esse desafio para evoluir. Fugir dessa parte é como a pessoa descontente com seu peso que foge da balança. Isso não a fará emagrecer.
Uma vez que se tenha boas amostras de dados medidos, começa a fase de análise dos dados para visualizar informações desconhecidas. Muitas vezes os números e gráficos podem nos surpreender e chamar a atenção para informações que precisam ser melhoradas e no entanto, sem as medições, nem notaríamos sua existência.
Você sabe porque muitos supermercados fazem promoção na terça-feira? Através dos métricas e análises descobriram que terça-feira é um dos dias de menor movimento de clientes, portanto para atrair mais consumidores criaram promoções exclusivas para esse dia.
Analisar dados é dar razão a um conjunto de informações aparentemente sem relação.
Num segundo momento, quando já temos um mapeamento das tendências, podemos cruzar dados para encontrar relações entre eventos aparentemente distintos. E assim vamos encontrando correlações e identificando onde devemos colocar foco para evitar erros e promover melhorias nos resultados. Ao mesmo tempo descobrimos quais atividades não possuem agregam significativamente nos resultados e portanto podem ser relegadas a segundo plano para evitar desperdício de tempo e dinheiro.
Um exemplo disso são as relações entre as vendas de fraldas infantis e cervejas. Ou o curioso aumento da venda de colírios nas vésperas de feriados, ambos descobertos a partir de cruzamento de dados.
Como no experimento de mecânica quântica de Schrödinger, onde o gato só está dentro da caixa quando existe um observador, a medição e análise de dados ajuda a enxergarmos uma realidade ao negócio. Muito incremento de receita e produtividade podem estar adormecidos por falta de uma observação e estudo mais detalhado.
O processo de medir, analisar e implementar melhorias, nos torna especialistas em nossos negócios, destacando em relação aos concorrentes.
Fique de olho! Entre em contato conosco e descubra como a Pensativamente pode contribuir com você, seus colaboradores e sua empresa.
Comments